Como acender e apagar uma lâmpada no Arduino Uno

Aprenda como ligar uma lâmpada na tomada e controlar seus estados com um Arduino Uno.

Acender uma lâmpada é algo simples de se fazer, é só você possuir um cabo com plug de tomada e um soquete com uma lâmpada, depois conecte os 2 fios em cada terminal do soquete e pronto!

Mas já pensou em controlar esta lâmpada com um Arduino? Aprenda com este tutorial como acender e apagar uma lâmpada utilizando um relé e o Arduino Uno.

Materiais

Para montar este projeto você pode possuir um Arduino Uno ou um Arduino Standalone.

Prepare uma caneta e um papel para anotar os seguintes materiais necessários para realizar a montagem:

  • 1 Arduino Uno Rev 3 com cabo USB
  • 1 Módulo relé de 1 canal ou 2 canais 5V - 10A
  • 1 Lâmpada de 60W - Base E27
  • 1 Soquete E27
  • Cabos jumper Macho - Fêmea
  • 2 Pedaços de fios para ligar no soquete e relé
  • 1 Cabo com plug de tomada para ligar a lâmpada (Recomendável para segurança)

Como montar

Com os materiais em mãos para montar o projeto, observe atentamente a imagem abaixo que representa o esquema.

Muito cuidado: Preste atenção para não bater o módulo de relé ligado na tomada junto com a lâmpada em partes metálicas ou no Arduino, pois podem queimá-los. Estamos trabalhando com a corrente alternada. Então deixe desligado da tomada até você ter certeza que está tudo ok!

Esquema para acender uma lâmpada com módulo relé no Arduino Uno.
Esquema para acender uma lâmpada com módulo relé no Arduino Uno.

Clique nas imagens para ampliar.

Normalmente os cabos que contém um plug de tomada possuem 2 fios juntos, para isso separe-os até um certo ponto e descasque as 2 pontas com um alicate de corte, pegue os 2 pedaços vermelhos de fios e descasque as 4 pontas, depois pegue o soquete e em um terminal conecte 1 ponta do plug e no outro terminal conecte 1 ponta do primeiro pedaço de fio vermelho. A outra ponta do plug é emendada junto com uma 1 ponta do segundo pedaço de fio vermelho e depois isole com uma fita isolante para evitar acidentes como choques elétricos. Como estamos trabalhando com a corrente alternada, então não existem os pólos negativos e positivos definidos, eles podem ser invertidos.

Com as 2 pontas dos fios vermelhos sobrando, pegue o módulo de relé e observe a nomenclatura de cada borne.

  • NO - Normal Open (Normal aberto)
  • C - Common (Comum)
  • NC - Normal Closed (Normal fechado)

No mercado alguns modelos de relés de 1 canal estão com esses nomes em chinês, mas não se preocupe! Vire o módulo e veja o desenho indicando os estados de aberto e fechado da porta.

NC - Normal Closed. NO - Normal Open. C - Common
NC - Normal Closed. NO - Normal Open. C - Common

Um relé de estado sólido possui um contato metálico que abre e fecha, permitindo ou não que passe a corrente. Quando a porta está setada no modo NO significa desligado/aberto em seu estado inicial e quando a porta está setada no modo NC significa ligado/fechado em seu estado inicial.

Para ligar os 2 fios vermelhos no módulo solte um pouco os parafusos dos bornes e encaixe 1 ponta no borne NO e a outra ponta no borne C. Ligando na tomada com essa configuração, a lâmpada estará apagada/desligada em seu estado inicial.

Na outra parte do módulo de relé temos as portas que serão ligadas no Arduino, sendo GND, VCC e IN. Pegue 3 cabos jumper Macho - Fêmea e conecte o GND (Preto) no GND do Arduino, VCC (Vermelho) no 5V e IN (Verde) na porta 10. Se você quiser utilizar um módulo de 2 canais, o VCC está descrito como "JD-VCC" e o IN como "VCC" sendo que o jumper preto deve estar conectado no GND e IN1 para enviar os sinais apenas ao primeiro relé.

Clique nas imagens para ampliar.

Codificando o Arduino

Para controlar a lâmpada precisamos desenvolver um código utilizando a IDE oficial do Arduino, para isso siga os seguintes passos para realizar esta tarefa.

  • Conecte seu Arduino Uno no computador.
  • Abra a IDE oficial do Arduino, versão utilizada 1.8.3.
  • Na aba <Ferramentas - Placa:"Arduino/Genuino Uno" - Porta (Sua Porta)">

O código para acender e apagar uma lâmpada é idêntico para piscar um LED. Cole este código em seu Sketch, envie para seu Arduino e veja o resultado!

/**
 * Firmware para controlar uma lâmpada
 * com um módulo de relé
 * 
 * Ana Paula Messina - Tec Dicas
 * 13/11/2017
 */

void setup()
{
  pinMode(10, OUTPUT); // Porta 10
}

void loop()
{
  digitalWrite(10, HIGH); // Liga/Fecha
  delay(2000); // 2 seg
  digitalWrite(10, LOW); // Desliga/Abre
  delay(2000); // 2 seg 
}
Acendendo e apagando a lâmpada pelo Arduino Uno
Acendendo e apagando a lâmpada pelo Arduino Uno

Comente qual foi sua experiência em montar este projeto com o Tec Dicas ou tire suas dúvidas!


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