Como ligar um display LCD no Arduino Uno

Veja como enriquecer seus projetos com Arduino implementando um display azul de 16x2.

O principal projeto para inciantes na plataforma Arduino é acender e apagar um LED, contudo conforme o progresso do aprendizado é importante enriquecer o projeto com novas funcionalidades. Em certas ocasiões é essencial mostrar as informações coletadas em um display, podendo ser de 7 seguimentos, OLED ou LCD comum de 16x2. Para este tutorial foi utilizado um display LCD de 16x2 com o fundo azul sem utilizar um módulo de comunicação I2C.

Materiais

Para montar este projeto você pode utilizar um Arduino Uno ou um Arduino Standalone.

Muito bem, pegue um papel e uma caneta para anotar a lista abaixo com os seguintes materiais necessários:

  • 1 Arduino Uno Rev 3 com cabo USB
  • 1 Display LCD de fundo azul 16x2
  • 1 Resistor de 1 Kohms
  • 2 Resistores de 220 ohms
  • Cabos jumper Macho - Macho
  • 1 Protoboard de 830 furos
  • 1 Potenciômetro de 25 k (Opcional)

Como montar

Com estes materiais em mãos podemos iniciar a montagem do display LCD no protoboard, encaixe ele deixando um espaço para os cabos jumpers serem ligados. 

Cuidado: Observe a numeração da pinagem marcado em seu display, pois ela pode estar em posições diferentes comparando com a imagem abaixo. Por exemplo, o display utilizado para este tutorial contém os pinos 15 e 16 ao lado do pino 1, por este motivo recomendamos que leia atentamente as características de cada pino.

Pinagem do display LCD 16x2
Pinagem do display LCD 16x2
Esquema do Arduino com display LCD de 16x2
Esquema do Arduino com display LCD de 16x2

O pino 1 (VSS) é ligado ao GND e o pino 2 (VDD) é ligado ao 5V. Utilize o GND e 5V do Arduino Uno.

O pino 3 (V0) é responsável pelo ajuste do contraste do display, para isso coloque o resistor de 1 Kohms, que será ajustado na medida certa para não saturar ou apagar as letras e números do display.

O pino 4 (RS) é responsável pelo registrador de seleção do sinal, é ligado no pino 12 do Arduino Uno.

O pino 5 (R/W) representa o sinal de escrita e leitura do display, é ligado ao GND.

O pino 6 (E) habilita ou desabilita o sinal, é ligado no pino 13 do Arduino Uno.

Os 8 pinos representados por DB são responsáveis pelo barramento Data Bus, que transportam dados de entrada e saída (I/O) do display.

Os pinos de 7 ao 10 não são utilizados

O pino 11 (DB4) é ligado no pino 7 do Arduino Uno.

O pino 12 (DB5) é ligado ao pino 6 do Arduino Uno.

O pino 13 (DB6) é ligado ao pino 5 do Arduino Uno.

O pino 14 (DB7) é ligado ao pino 4 do Arduino Uno.

Os pinos 15 (LED+) e 16 (LED-) são responsáveis por fornecer energia aos LEDs que ficam ao fundo do display para você enxergar o que está escrito nele. O pino 16 é ligado ao GND e existem duas maneiras de realizar a ligação do pino 15, faça o que você achar mais adequado ao seu projeto.

  1. Utilize os 2 resistores de 220 ohms em paralelo, fornecendo um total de 110R ao pino 15.
  2. Ou ligue o pino 15 ao 5V, retire o resistor de 1 Kohms e coloque um potenciômetro de 25k conectado ao 5V, GND e no pino 3 do display. O potenciômetro que também é um resistor, porém variável, ele controla os valores dos LEDs e do contraste. 

Programando o Arduino

Se você chegou até aqui, parabéns! Agora são passos fáceis para finalizar este tutorial com chave de ouro, então vamos lá! Com o display conectado corretamente ao Arduino, agora é possível escrever qualquer palavra no display, ele aceita números e letras em minusculo e maiúsculo, porém a biblioteca não reconhece a acentuação da nossa linguagem.

Para programar o Arduino siga com atenção os passos necessários para realizar esta tarefa:

  • Conecte o seu Arduino Uno no computador.
  • Abra a IDE oficial do Arduino, versão utilizada 1.8.3.
  • Na aba <Ferramentas - Placa:"Arduino/Genuino Uno" - Porta (Sua Porta)">
  • Clique no ícone "Novo" para abrir um novo Sketch

A biblioteca utilizada neste projeto foi a LiquidCrystal, para encontra-lá basta acessar o menu de abas <Sketch - Incluir Biblioteca - LiquidCrystal>, fazendo este processo ela implementará em seu Sketch atual.

Logo em seguida cole este código para controlar o seu display e salve o arquivo .ino:

/*
 * Firmware para controlar um display LCD 16x2 by TecDicas
 * Biblioteca/Library : LiquidCrystal
 * 27/10/2017
 */
#include <LiquidCrystal.h> // Adiciona a biblioteca "LiquidCrystal" ao projeto

LiquidCrystal lcd(12, 13, 7, 6, 5, 4); // Pinagem do LCD

void setup()
{
  lcd.begin(16, 2); // Inicia o lcd de 16x2
}

void loop()
{
  lcd.clear();              // Limpa o display
  lcd.setCursor(2, 0);      // 2 = 2 colunas para a direita. 0 = Primeira linha
  lcd.print("Display LCD"); // Imprime um texto
  lcd.setCursor(2, 1);      // 2 = 2 colunas para a direita. 1 = Segunda linha
  lcd.print("* tecdicas.com *"); 
  delay(5000);              // 5 segundos de delay
  
  lcd.clear(); 
  lcd.setCursor(3, 0);
  lcd.print("Ola Mundo!");  
  delay(5000);
}

Compile e envie este código para seu Arduino e veja o resultado no display!  

Arduino Uno com display LCD 16x2
Arduino Uno com display LCD 16x2

Comente qual foi a sua experiência em montar este projeto ou tire suas dúvidas!


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