O que é SEO e Marketing Digital e por que investir nisso?

Investir em técnicas de marketing digital e SEO podem melhorar o posicionamento de seu site nas pesquisas do Google e impulsionar suas vendas.

Investir em técnicas de marketing digital e SEO podem melhorar o posicionamento de seu site nas pesquisas do Google e impulsionar suas vendas.

Um termo muito popular que vem ganhado força nos últimos anos é o “Marketing Digital”.  Muitas pessoas desconhecem o que isso significa e não imaginam a sua real importância, que apesar de ainda ser invisível para muitos, está presente no cotidiano das pessoas.

É comum fazer uma pesquisa no Google sobre determinado produto somente porque aquele comercial de televisão lhe agradou, no entanto é muito mais interessante estar navegando pela internet e encontrar coisas novas que parecem terem sido feitas exatamente para você.

O marketing digital vai além disso, pois é uma forma de anunciar um produto ou marca sem que isso seja algo chato e tedioso para o seu público, criando um vínculo com seus seguidores e possibilitando que sua empresa seja encontrada mais facilmente por todos, e para realizar o marketing digital o primeiro passo é muito simples, basta estar presente na internet.

Um produto que não vende, por melhor que ele seja, jamais será um produto de sucesso.  Com o avanço da internet muitas empresas e comerciantes já perceberam que o comportamento de seus clientes mudaram, mesmo que sua clientela fiel esteja sempre presente, há uma geração que cresce junto à internet, na qual prefere buscar e obter informações de forma rápida e precisa sobre o que deseja.

Conquiste seu lugar na Internet

Estar na internet é o primeiro passo para marcar seu território e continuar vendendo seu produto. Muitos acreditam que a presença virtual é um sinônimo de uma loja virtual, o que não é sempre verdade, pois estar na internet não significa necessariamente ter um e-commerce ou realizar vendas exclusivamente por este meio. Significa ter o seu espaço, divulgar a sua marca, mesmo que seja vendida somente em meios físicos, você pode gerar engajamentos com clientes em potencial, que podem te encontrar por meios de redes sociais e motores de buscas.

No entanto mesmo que sua presença na internet já gere resultados, apostar em uma loja virtual pode ser um negócio ainda melhor, pois pesquisas apontam que o faturamento das empresas de um modo geral no e-commerce está sendo cada vez maior.

Figura 1 - Faturamento no e-commerce (EBIT, 2016)
Figura 1 - Faturamento no e-commerce (EBIT, 2016)

Em contraste com esta situação temos muitos comerciantes que ainda estão se adaptando aos poucos a nova era da tecnologia da informação, pois temem que os gastos sejam demais para suas empresas e não querem criar dívidas com agências de publicidade e desenvolvimento de sites, no entanto desconhecem que podem ter seu próprio site grátis.

Possuir um site ajuda muito na divulgação de sua marca, porém é possível expandir ainda mais a sua visibilidade através da otimização para motores de busca, conhecido pela sigla em inglês (SEO – Search Engine Optimization).

Seja encontrado por quem lhe procura

Por tempos este processo era complexo e trabalhoso até mesmo para os desenvolvedores de sistemas, que precisavam entender como os motores de busca funcionavam para poder adaptar seus sites e gerar um maior número de links nas páginas iniciais de buscadores como Google e Bing. Apesar das frequentes mudanças e da complexidade que tudo isso pode trazer, ferramentas como o Wix SEO Wiz simplificam o processo a um nível que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento em informática possa ter seu site bem posicionado nas pesquisas.

 

Com o Wix é possível criar sites com layouts personalizados, posicionar sua marca em excelentes posições nos motores de busca e ainda ter sua própria loja virtual.

Figura 2 - Layouts personalizados grátis no Wix
Figura 2 - Layouts personalizados grátis no Wix

Com poucos cliques e modelos grátis você poderá colocar sua marca em evidência e colher os resultados com pouco ou até mesmo nenhum gasto.

De fato as agências de desenvolvimento e de publicidade e propaganda tem uma importância gigantesca em uma campanha publicitária, no entanto isso não impede que alguém tenha seu site e possa competir com outras empresas utilizando ferramentas gratuitas, o que muitos acreditavam ser impossível.

Esteja presente nas redes sociais

Se você já tem um website ou e-commerce, ou pretende criar um, lembre-se de que o marketing digital não para por aí. Agora que você tem o seu local na internet, é preciso criar uma harmonia com seus clientes, faze-los que eles gostem de sua marca ou empresa não só pelo produto que você vende.

Figura 3 - Utilização das redes sociais (SOCIAL MEDIA UPDATE, 2016)
Figura 3 - Utilização das redes sociais (SOCIAL MEDIA UPDATE, 2016)

Estar em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram é o essencial para qualquer negócio. O cenário brasileiro é o mais favorável para essa estratégia, pois atualmente é difícil encontrar quem não possua uma conta em ao menos uma rede social.

Uma dica valiosa ao criar uma página no Facebook, por exemplo, é de ter um equilíbrio entre vender seu produto e conquistar seus clientes. Nunca exagere em página nas redes sociais com seus produtos e ofertas, ao invés disso, invista no que é útil e agradável para elas, enquanto seus produtos podem ser sutilmente anunciados na página em uma menor quantidade de vezes.

Evite também realizar muitas postagens por dia para não ser penalizado pelos algoritmos das redes sociais, tente criar um horário para postagens e faça no máximo 5 vezes por dia, sem que isso se torne algo chato para os fãs de sua página.

Crie Buyer Personas e direcione seus interesses

Por mais que um carro potente possa ser veloz, ele não irá a lugar algum se não tiver um rumo bem definido. Não é diferente com uma marca ou produto. Buyer Personas são pessoas fictícias que são representações dos seus clientes ideais, criadas de acordo com o seu negócio e com a observação de interesse dos engajamentos de seus clientes atuais e potenciais.

Vamos supor que um buyer persona de seu negócio seja um jovem que gosta de tecnologia, adora os smartphones atuais e é apaixonado por eletrônicos. Sabendo disso o mínimo que sua página deveria fazer é dar atenção à este tipo de público, oferecendo produtos que são relevantes para seus clientes e publicando conteúdos diversificados que possam atrair novos consumidores em potencial.

Colete e compare os resultados

Anote e documente tudo que obtiver. Analisar os dados de suas campanhas é o ideal para descobrir onde falhou e onde acertou, assim como possibilita ter visões de onde sua interação com o público poderá melhorar.

Dicas adicionais:

  • Sempre utilize algoritmos de coleta e monitoramento de dados em seu site, como o Google Analytics.
  • Utilize o protocolo HTTPS em seu site para ser melhor posicionado nas pesquisas.
  • Sempre que possível utilize ferramentas para melhorar o SEO de seu site.
  • Crie bons títulos e que na maior parte das vezes contenham a palavra-chave na qual deseja se focar.
  • Evite um comportamento hostil com seu consumidor.

Comentários



Voltar ao topo
Aguarde..