Como instalar o banco de dados MySQL (MariaDB) server no CentOS

Instale um dos mais renomados gerenciadores de banco de dados em seu servidor CentOS

Logo MariaDB

O MySQL Server é um SGBD gratuito que trabalha com base de dados relacionais, sua principal característica é de ser um banco de dados leve e consistente que trabalha com o modelo cliente-servidor, onde o SGBD é o servidor, enquanto qualquer outra aplicação que utiliza-lo é o cliente. O sistema possui suporte à transações, possibilitando que cada operação realizada seja isolada em blocos protegidos, onde caso ocorra alguma falha ou imprevisto, tudo o que foi feito poderá ser revertido, não realizando quaisquer alterações na base de dados. Sua instalação pode ser realizada em vários sistemas operacionais, pois se trata de uma aplicação multiplataforma.

CAVALIERI (2016)

O MariaDB é uma substituição do MySQL server com recursos mais atualizados e compatibilidade mantida com seus antecessores. Para instalar o MySQL (MariaDB) Server em seu servidor CentOS 7, digite os comandos abaixo com super usuário.

yum -y install epel-release
rpm --import /etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-EPEL-7
yum -y update
yum install -y mariadb-server

Após a instalação, é necessário configurar o seu servidor, para isso é preciso iniciar o serviço.

systemctl enable mariadb.service
systemctl start mariadb.service

Digite o comando abaixo para definir uma senha para o usuário root do banco de dados e assegurar as tabelas do MySQL, removendo os usuários anônimos, tabelas de testes e login remoto.

mysql_secure_installation

Pressione ENTER caso não tenha definido nenhuma senha, e em seguida insira uma nova senha para o administrador do banco de dados. Após inserir a nova senha, pressione Y para tudo.

Agora que seu servidor MySQL (MariaDB) já está instalado, basta acessa-lo através de um túnel SSH para o MySQL.

 

Índice: Como criar uma hospedagem VPS (Cloud) completa no CentOS

Artigos e tutoriais recomendados.


Comentários



Voltar ao topo
Aguarde..