Como criar um servidor de hospedagem VPS (Ubuntu, Debian ou CentOS)

Tenha seu próprio servidor para hospedar seu site ou blog com mais desempenho e segurança

VPS Datacenter

VPS – Virtual Private Server – é um servidor virtual privado que pode ser utilizado para inúmeros propósitos, um deles é a hospedagem de sites e aplicações na internet. Diferente de serviços de hospedagens tradicionais, seu servidor não será compartilhado com outras pessoas, pois somente você terá acesso único e exclusivo ao sistema, podendo configurar da maneira que quiser.

Ao utilizar um VPS para hospedar seu site, além de obter total desempenho em seu website, sua segurança também é reforçada, pois quando se utiliza uma hospedagem compartilhada, você divide recursos com seus “vizinhos”, sites que estão no mesmo servidor que você.

Estes sites podem conter falhas de segurança, problemas com desempenho e inúmeros outros males que podem prejudicar o seu site, mesmo que no acesso ao FTP do seu servidor você não os veja, eles estarão lá.

Escolhendo o servidor ideal

Não adianta ter um bom site e pecar na escolha do servidor. Este será responsável por servir todo o seu conteúdo, e caso não seja de grande confiança, poderá deixar seu site offline e lhe causar prejuízos.

Listamos abaixo algumas sugestões de serviços:

  • Digital Ocean - É um excelente provedor de serviços, com recursos que vão além de VPS, pois oferecem backups, clonagem de servidores, restauração e API cloud para automatizar o processo de criação de novos servidores, que são chamados de droplets. Ao se inscrever usando nosso link, você ganha $10,00 em créditos para gastar na Digital Ocean logo após seu primeiro pagamento. Eles aceitam pagamentos por cartão ou Paypal.
  • Host1Plus - Utilizamos este provedor por muito tempo, é um serviço VPS que satisfaz as necessidades de um site de pequeno até médio porte. Para estes sites é uma excelente escolha, pois seus preços são mais acessíveis que a Digital Ocean, além de suportar o pagamento por boleto e possuir servidores no Brasil.

Preste muita atenção ao contratar um serviço VPS:

  • Verifique sempre as configurações do servidor, como memória, número de núcleos e taxa de transferência. Evite empresas que não possuam ISO (Organização Internacional de Normalização).
  • Prefira empresas que garantam uptime acima de 99,5%. Prefira empresas que sejam transparentes nos relatórios de incidentes.

Escolhendo o sistema operacional

Em sua maioria absoluta, o servidores VPS são equipados com sistemas operacionais GNU/Linux, porém nem todos são iguais. Os sistemas mais populares para servidores atualmente são o Debian (ou Ubuntu) e o CentOS.

Em uma rápida comparação entre ambos, é possível listar suas principais características:

  • Debian (deb) possui mais pacotes disponíveis para a instalação de programas do que o CentOS (rpm)
  • O período de suporte do sistema operacional é mais longo para o CentOS do que para o Debian.
  • Todos são sistemas sólidos e estáveis.
  • Ubuntu costuma ser mais acessível graças aos tutoriais fornecidos pela comunidade do que em relação ao CentOS, que costuma possuir características mais avançadas.
  • CentOS tem regras mais rígidas de segurança do que o Debian e Ubuntu (por padrão).
  • Ubuntu costuma ter repositórios mais atualizados com mais recursos disponíveis do que o Debian.
  • CentOS é mais complexo do que Ubuntu.

Neste tutorial será utilizado o Debian 8.7, o Ubuntu 17.04 e o CentOS 7. Note que os comandos para CentOS são diferentes pois este é baseado no Red Hat Enterprise Linux, portanto siga o índice para o CentOS caso escolha este sistema.

Após escolher seu servidor e sistema operacional Após realizar todos os procedimentos com a empresa fornecedora do VPS, será lhe enviado uma forma de acesso, que costuma ser através do protocolo SSH.  Veja como acessar um servidor VPS pela internet em sistemas Windows e Linux.

Iniciando a criação de seu servidor

O primeiro passo a se realizar em um servidor VPS é atualizar sua senha gerada automaticamente pelo provedor do VPS, para evitar que outras pessoas possam ter acesso ao seu servidor. Para isso digite o comando abaixo e informe sua senha atual e sua nova senha (duas vezes).

passwd root

Agora é necessário atualizar os repositórios do sistema. Para isso copie e cole os códigos abaixo (sempre um por vez, execute-os como root) caso esteja utilizando Ubuntu ou Debian.

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Para CentOS.

yum -y update

Após a atualização de repositório, é necessário instalar um editor de texto para poder realizar as configurações no servidor. Copie e cole o comando para sistemas Debian e Ubuntu.

apt-get install nano

Para CentOS.

yum -y install nano

O "nano" será utilizado, caso esteja habituado com outro editor de texto de sua preferência, ignore esta etapa.

Ao editar um texto no nano, é necessário salva-lo, para isso, quando precisar salvar um texto editado, pressione Ctrl+X, digite Y (ou S, dependendo da linguagem que está seu sistema) e pressione ENTER para sobrescrever o arquivo.

Processo de configuração

Este tutorial foi dividido em vários processos para um melhor entendimento, utilize os links de navegação abaixo para selecionar o capítulo desejado e prosseguir com a configuração do servidor VPS.

Escolha entre o "Ubuntu e Debian" ou "CentOS" e siga o índice correspondente.

Ubuntu ou Debian

Índice: Como criar uma hospedagem VPS (Cloud) completa no Ubuntu ou Debian:

CentOS

Índice: Como criar uma hospedagem VPS (Cloud) completa no CentOS

Tutoriais e artigos recomendados para ambos


Comentários



Voltar ao topo
Aguarde..