Como acessar um servidor VPS na internet usando o protocolo SSH

Saiba mais sobre o protocolo de comunicação seguro (SSH) permite acessar servidores através da internet

Nuvem de dados

SSH (Secure Shell – Shell Seguro) é um protocolo de comunicação seguro em redes inseguras, abrange definições de criptografia, autenticação e integridade das informações que são enviadas em um fluxo de rede, criando um uma conexão entre um cliente e um servidor com garantia de que os dois lados da conexão são os hosts reais que estão se comunicando, isto é, livre de interceptadores.

 CAVALIERI, 2016 

O protocolo SSH se popularizou com o crescimento pela demanda dos servidores virtuais privados (VPS). Através dele é possível controlar um computador remoto que esteja executando o servidor SSH, podendo executar comandos, ler arquivos, e obter controle total sobre o mesmo.

Empresas de hospedagens de sites que trabalham com serviços clouds e VPS, costumam disponibilizar aos seus clientes o endereço IP, login e a senha do servidor, porém o que muitos usuários ficam em dúvida é sobre o que fazer com esses dados.

O processo para acessar um servidor varia de acordo com o seu sistema operacional.

Acessando pelo Windows

Caso você seja um usuário Linux e precise acessar um servidor através do protocolo SSH, é necessário baixar um programa conhecido como Putty.

Após sua instalação, abra o programa e preencha o hostname com o IP desejado e pressione "Open". Em seguida você será questionado sobre seu usuário e senha, ambos não serão visíveis ao digitar, dando a falsa sensação de que nada está sendo digitado, apenas pressione enter ao digitar o usuário e repita o mesmo para senha.

Console do Linux no Putty
Console do Linux no Putty

Caso o login tenha sucesso, agora você estará dentro de seu servidor VPS.

Acessando pelo Linux

Abra o terminal do sistema e digite o comando abaixo substituindo o usuário e IP.

ssh [email protected]

Caso seu usuário seja "joao" e seu IP seja "205.32.47.8" o comando ficaria assim:

ssh [email protected]

Você será questionado sobre sua senha, e caso o login esteja correto, estará dentro de seu servidor VPS.


Comentários



Voltar ao topo
Aguarde..