O que é Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD e como resolver

Tecnologia é capaz de prever falhas e perda de dados em disco rígidos antes que elas aconteçam

Disco rígido - O que é o erro SMART?

Nem sempre os discos que irão falhar apresentam erros, mas todos que apresentam erros, irão falhar.

A sigla S.M.A.R.T. significa Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology, é uma tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório inteligente que evoluiu da tecnologia P,F,A, (Predictive Failure Analysis)  da IBM.

Esta é uma tecnologia muito útil que pode avisar com antecedência que o disco rígido irá falhar e consecutivamente deixar de funcionar. Seu funcionamento consiste em realiza uma análise dos dados apresentados pelo disco rígido ao iniciar o computador.

Computadores que estão configurados para exibir alertas desta ferramenta, logo na inicialização poderão alertar ao usuário qualquer anomalia em seu disco rígido.

A avaliação do HD é feita através de vários dispositivos de monitoramento que medem a confiabilidade do disco, indicando possíveis erros que irão ocorrer em breve.

Ao ligar o seu computador e ver a mensagem “Hard Disk: S.M.A.R.T. Status BAD, backup and replace”, é melhor fazer um backup completo de todos os seus dados, pois indica que seu disco rígido está apresentando valores anormais para trabalhar com segurança, o que pode indicar que uma perda de dados é inevitável (mesmo que demore para ocorrer).

É possível resolver este problema?

Utilizar o verificador de Erros de Disco do Windows, ou uma formatação Low-Level, é na maior parte das vezes ineficaz. A tecnologia S.M.A.R.T. não acusa somente erros de sistema de arquivo, pois a tecnologia também aponta erros físicos no disco, que neste caso, são irreparáveis por softwares.

Como todo aparelho eletrônico, o disco rígido também tem sua vida útil, quando o seu sistema operacional começa a alertar sobre setores defeituosos de um disco rígido, é sinal que o mesmo já utilizou de todos os setores reservas para substituir os defeituosos que até então eram escondidos automaticamente do sistema através do firmware do dispositivo.

Isso significa que novos setores defeituosos poderão surgir em locais onde há dados importantes do usuário e que o sistema operacional poderá impedir o acesso a estes setores.

O que fazer quando o S.M.A.R.T acusar um erro?

O primeiro passo é salvar seus arquivos e evitar o uso do disco até que todos os arquivos estejam em um local seguro. Lembrando que outro disco não é a mesma coisa que outra unidade, mesmo se você reparticionar seu disco rígido , não irá adiantar copiar os arquivos em outra unidade sendo que o disco é o mesmo, ambas unidades serão perdidas caso o a "saúde" de seu disco piore.

Um HD com a mensagem de S.M.A.R.T pode durar dias, semanas, meses ou até mesmo anos. Isso ocorre porque um valor anormal pode se estabilizar e não causar mais problemas, porém ainda ser anormal a ponto de disparar o alerta do S.M.A.R.T.

Monitorando o S.M.A.R.T

Há softwares que podem monitorar os valores do S.M.A.R.T, sendo um dos mais populares o CystalDiskInfo, muito usado também para visualizar outras informações do disco.

Exemplo de disco rígido no CrystalDiskInfo com alterações na alocação de setores defeituosos que deve ser observado
Exemplo de disco rígido no CrystalDiskInfo com alterações na alocação de setores defeituosos que deve ser observado

Caso note que os valores do S.M.A.R.T estão estáveis, poderá utilizar o HD para instalar o sistema operacional para uso diário, lembrando de monitorar frequentemente o disco para verificar alterações e piora dos valores, mas lembre-se que o disco poderá falhar.

Caso tenha dificuldade em entender o que os valores significam, olhe sempre o "Valor Bruto" (RAW), como no caso da imagem acima. Um valor bruto definido como "1" em "Reallocated Sectors Count" representa que há um setor defeituoso que foi substituído pelo firmware do disco. Caso este valor comece a aumentar é um forte indicativo de que o disco está criando badblocks, ou melhor dizendo, setores defeituosos.

O crescimento rápido dos valores indica uma falha iminente no disco.

Considerações finais

  • Não é possível corrigir erros físicos no disco, apenas partições e sistema de arquivos são reparáveis.
  • Nem todo disco que irá falhar pode apresentar a mensagem de erro.
  • Um disco com S.M.A.R.T acusando erro poderá durar muito tempo até que alguma falha grave aconteça.
  • Verifique periodicamente os valores que possam indicar pioras no disco.
  • Em caso de falhas de leitura ou sons de agulhas vindo do disco, providencie sua substituição imediatamente. 
  • Sempre tenha um backup

Comentários



Voltar ao topo
Aguarde..