Recupere todos os seus dados em poucos segundos com poderosa ferramenta de reparação de unidades e sistemas de arquivo


Recuperar partições NTFS, FAT32 e FAT em segundos


Alguns erros simples podem destruir sua partição, erros em gerenciadores de discos, programas para redimensionar partições e até mesmo quedas de energia podem afetar o seu disco, porem nem sempre isso não quer dizer que você perdeu seus dados.

Estes erros geralmente ocorrem na MBR do disco rígido, local onde ficam armazenadas as instruções de arranque de seu computador e mapas das partições. Quando um erro ocorre sua MBR pode ser destruída, porem isso não indica que seus dados foram afetados.

Quando há erro na MBR, os dados podem permanecer completamente intactos, caso o usuário não tenha tentado formatar a partição, é possível recuperar todos eles em questão de segundos.

Para começar o processo, observe se você está tendo algum dos seguintes problemas:

  • Erros e problemas após particionar uma unidade.
  • Erro e problemas ao reiniciar o computador de forma bruta ou devido a falta de energia elétrica.
  • Problemas ao alterar ou redimensionar outra partição.
  • Unidade reconhecida como RAW.
  • Unidade não reconhecida, Windows pede para formatar.

E não realizou ou não percebeu nenhum dos itens abaixo:

  • Formatou a unidade corrompida.
  • Redimensionou outra unidade por cima da corrompida.
  • Alterou o sistema de arquivos e fez uma formatação.
  • Ouviu barulhos de uma agulha batendo em um objeto de metal vindo do computador.
  • Notou uma mensagem dizendo Hard Disk: SMART Status BAD

No caso dos dois últimos itens, não recomendamos o uso do programa, pois seus dados correm risco de serem perdidos, pois esta mensagem trata-se de um erro físico no disco rígido, entre em contato direto com o fabricante para realizar um backup emergencial dos dados.

Recuperando seus dados

Em caso de queda de energia ou reboot inesperado do sistema, é praticamente inevitável a perda de alguns dados que estavam ativos no momento do ocorrido, porem este programa não irá dar conta para recuperar estes dados, o que ele irá fazer é apenas tornar a unidade legível novamente sem modificar os dados.

Para recuperar sua partição sem perder dados, basta baixar o programa no link disponível abaixo:

Clique aqui para baixar o MiniTool Partition Recovery

O programa é freeware e compatível com os seguintes sistemas:

  • Windows 2000 Professional
  • Windows XP (32/64 bit)
  • Windows Vista (32/64 bit)
  • Windows 7 (32/64 bit)
  • Windows 8 (32/64 bit)
  • Windows 8.1 (32/64 bit)

Sua utilização é muito fácil. Após fazer o download, abra o programa, clique em Next, selecione o disco qual deseja operar.

Minitool passo 1

Selecione o disco rígido que está com alguma partição ilegível.

Minitool passo 2

Agora basta clicar em Next, selecionar “Specified Range”, e clique na partição que esta com defeito e após isso faça um “Quick Scan”. Caso nada seja encontrado, repita o processo com “Full Scan”

Minitool passo 3

Agora selecione todas as partições na qual você usa, e com muito cuidado. Todas partições DESMARCADAS, serão completamente APAGADAS, e todas as marcadas, serão recuperadas ou mantidas.

Minitool passo 4

Prossiga com o programa e em questão de segundos seu disco já estará legível novamente, não será necessário formata-lo, porém alguns cuidados ainda serão necessários.

  • Revise seus arquivos para garantir que nada foi perdido.
  • Faça um scan completo em seu HD para verificar possíveis setores defeituosos que provoquem S.M.A.R.T. Status BAD.

No Windows, o CHKDSK pode rodar tanto pelo console do Prompt de Comando quanto por Meu Computador usando a interface visual.

Realizando um CHKDSK

Minitool passo 5

Vá até Meu Computador, clique direito do mouse na partição e selecione Propriedades. Selecione a barra Ferramentas, pressione o botão Verificar agora e faça a verificação de erros.

Este comando é muito útil quando há algum defeito no sistemas de arquivo do Windows e o sistema não inicia. Para resolver o problema ou pelo menos tentar, coloque o DVD do windows e use as opções para reparar, na tela que vai abrir, digite o comando CHKDSK /F /R depois de terminado reinicie o PC.


Renan Cavalieri
Postado por
Em agosto 11, 2014 as 10:01 am

Faça seu comentário

Comente sobre o artigo, sua opinião é muito importante para nós!

  • William

    mano veja o que acorreu realmente : eu fui formatar o pc , mais quando eu fui formatar o disco C: não formatava dava esse Erro: erro 0x80070057 .. então eu assistir esse video :https://www.youtube.com/watch?v=63p15RcXuEQ … eu assistir esse video pra formatar o disco C : mais eu tinha um HD de 30 giga que eu n queria formatar quando eu fiz esse procedimento que o video diz acabou formatando tudo : então só fiquei com o disco C: quando eu instalei o windows 7 , eu instalei o minitool partition recovery para eu recuperar a partição perdida : blz, conseguir recuperar a partição quando eu apliquei pra recuperar pediu pra reiniciar o pc: quando eu penso que não o pc n inicia mais : sabe o que aconteceu? o disco local C (Sistema ) SUMIU : sabe o que houve a partição que eu recuperei de 30 giga se transformou em disco local C o disco do sistema: passando horas eu fiu observar que o disco C deveria ta com 400 Giga com o windows instalado, neh? mais n tava o disco que ta com 400 giga é disco primario : e o de 30 giga ta com disco C: que esta com os meus arquivos que eu guardei anteriormente : em fim os 400 giga deveria ser o Disco C sistema, e o de 30 giga deveria ser ele mesmo pq ele é uma partição tem nada a ver : o que eu faço agora

  • Jobson Cruz

    Caro Renan, após o processo o relatório foi esse:

    Status: Lost/Deleted / File System: Ext2 / Label: /Starting BA: 304795703 / Ending LBA: 304798582

    Status: Lost/Deleted / File System: Ext2 / Label: /Starting BA: 304801743 / Ending LBA: 304804622

    Status: Lost/Deleted / File System: FAT16 / Label: BOOT_DISC /Starting BA: 305264287 / Ending LBA: 305328483

    Status: Lost/Deleted / File System: Ext3 / Label: /Starting BA: 485332514 / Ending LBA: 490216209; O que faço???

    • http://www.tecdicas.com/ Renan Cavalieri

      Posso estar enganado, mas pelo relatório que você me passou você descuidou nessa parte.

      “Agora selecione todas as partições na qual você usa, e com muito cuidado. Todas partições DESMARCADAS, serão completamente APAGADAS, e todas as marcadas, serão recuperadas ou mantidas.”

      Há uma grande chance de você ter inutilizado as partições, após o processo as suas unidades já teriam aparecido, caso contrário, significa que o problema é mais afundo e você deverá entrar em contato com um profissional de recuperação de dados.

      • Jobson Cruz

        Valeu brother!

  • Mario

    Obrigado, este programa funcionou direito comigo me salvou pois tinha muitos arquivos que já considerava perdido

  • Edison

    Boa tarde, Renan. Aparentemente o programa é bom mas, para casos como o meu não serviu. Meu HD (de um desktop) mudou para RAW e isso impede o Windows de iniciar. Fica uma tela preta e apenas o ponteiro do mouse aparece e obedece ao comando, Coloquei o HD num case externo para tentar recuperá-lo, mas este programa que você indicou não oferece a opção de localizar a mídia desejada, e só aparece o HD do note que estou usando. Abraços, Edison.

    • renancavalieri

      Entendi, seu caso parece um pouco mais complicado porque o programa não está reconhecendo o disco externo, que no caso é via USB.

      Apenas uma dúvida, você possuí algum leitor de DVD em seu computador?

      Se sim, você poderá usar 2 ferramentas para tentar salvar os seus arquivos, sendo elas.

      * http://www.partitionwizard.com/partition-wizard-b

      Este software é da mesma empresa do software que está na postagem, ele possuí algumas ferramentas que vão poder te ajudar.

      O outro recurso que você pode ter é este:

      * http://www.boot-disk.com/

      Com este software você poderá recuperar sua partição.

      Infelizmente não poderei te guiar pelos processos pois não possuo nenhuma HD com defeito (igual tinha antes como mostrei na postagem acima).

      Mas se precisar de ajuda para problemas técnicos, responder neste mesmo comentário.