Monte sua própria hospedagem VPS e obtenha melhor desempenho, segurança e estabilidade.

VPS Debian 7 – Criando e configurando uma hospedagem VPS completa


VPS – Virtual Private Server – como o próprio nome diz, é um servidor virtual privado que pode ser utilizado para inúmeros propósitos, diferente de serviços de hospedagens tradicionais, seu servidor não será compartilhado com outras pessoas, onde somente você terá acesso único e exclusivo ao sistema, podendo configurar da maneira que quiser.

As maiores vantagens de se utilizar um servidor VPS é a possibilidade de aprimorar sua segurança e obter total desempenho em seu website, pois quando se utiliza uma hospedagem compartilhada, você divide recursos com seus “vizinhos”, sites que estão no mesmo servidor que você. Estes sites podem conter falhas de segurança, problemas com desempenho e inúmeros outros males que pode prejudicar o seu site, mesmo que no acesso ao FTP do seu servidor você não os veja, eles estão lá.

Ao utilizar um VPS não temos esse problema, nosso servidor não é compartilhado com outras pessoas, apesar de estar em uma máquina virtual, ele é completamente isolado de qualquer outro recurso externo que possa lhe oferecer problemas.

Neste artigos iremos ensinar como montar o seu servidor VPS com Apache2, PHP5, MySQL, phpMyAdmin e aprimorar sua segurança utilizando iptables e fail2ban.

Vale lembrar que é necessário que você tenha um backup em mãos de todo seu site e banco de dados para evitar que tudo seja perdido.

1 Obtendo seu VPS

Primeiramente você deve encontrar um bom host, com alta velocidade, boa largura de transferência mensal, e se possível não utilizando nenhuma licença extra como o cPanel ou etc, pode ser um pouco mais complexo configurar uma hospedagem sem o auxílio do cPanel, porém a confiabilidade e desempenho de seu VPS será muito maior.

Em nosso caso estamos utilizando o serviço da Host1Plus, utilizando 1 core, 512mb de RAM, 50MB de uplink, 20GB de HD/SSD e 1TB de transferência mensal por apenas R$ 12,00 mensal (21/05/15). É possível configurar do jeito que você quer, apenas certifique-se que sua transferência mensal é suficiente, vale apena conferir.

host1plus-vps-top

É possível reduzir a transferência mensal utilizando o Cloudflare, o que será visto nos próximos capítulos deste artigo.

Certifique-se também de onde seu servidor ficará localizado, se você necessita de resposta rápida então escolha seu IP em um servidor localizado no Brasil, apesar de pequena, a diferença entre um servidor localizado em Los Angeles (EUA) para um localizado em São Paulo (Brasil) é de cerca de 150ms, quase que imperceptível para navegação na web, principalmente quando usando o Cloudflare, porém pode atrapalhar alguns desenvolvedores que precisem de resposta rápida (<50ms).

Noções Básicas

Para executar qualquer operação como root no Debian, utilizamos o comando sudo, como estamos logados com a conta do super usuário (root), não precisamos digitar sudo antes do comando.

Para editar arquivos, iremos utilizar o aplicativo nano, algumas instalações podem não conter este aplicativo, então realize a instalação através do comando:

Para utilizar o nano, iremos mostrar quais arquivos devem ser editados, e ao realizar a edição é necessário salvar as modificações.

Para salvar as modificações no nano pressione Ctrl+X, digite Y (ou S, dependendo da linguagem que está seu sistema) e pressione ENTER para sobrescrever o arquivo.

Com estas noções básicas, é possível prosseguir para o próximo capítulo.

VPS Debian 7 – Índice

Introdução – Criando e configurando uma hospedagem VPS completa
Capítulo 1 – Configurando o acesso SSH
Capítulo 2 – Configurando um servidor FTP
Capítulo 3 – Instalação do Apache2 e criação de Virtual Hosts
Capítulo 4 – Instalação e configuração do PHP5
Capítulo 5 – Instalando o MySQL e phpMyAdmin
Capítulo 6 – Protegendo seu VPS de ataques DDoS e bruteforce


Renan Cavalieri
Postado por
Em maio 21, 2015 as 9:33 am

Faça seu comentário

Comente sobre o artigo, sua opinião é muito importante para nós!

  • Bruno

    Mais uma vez tive que recorrer ao seu guia e consegui resolver meu problema! Parabéns novamente!
    Estou utilizando meu VPS em produção aqui na empresa e única coisa que ainda me faz bater a cabeça é configurar servidor de e-mail pra galera…
    Fica aqui uma sugestão para um próximo guia “Configurando um servidor de E-mail”…
    Grande abraço!

    • http://www.tecdicas.com/ Renan Cavalieri

      Obrigado pelo comentário Bruno, irei ver se faço um tutorial para servidor de e-mail, como sempre utilizei o Cloudflare e o Google for Business, eu sempre redireciono as entradas MX no próprio domínio, por isso nunca tive necessidade de configurar detalhadamente um servidor de e-mail, mas vou ver o que posso fazer a respeito de um tutorial.

      Até a próxima!

  • Gabriel Garcia

    Muito bom!