O sistema de compartilhamento P2P certamente é uma das formas mais comuns de se obter arquivos, este tipo de compartilhamento ocorre quando uma pessoa disponibiliza o arquivo na Internet, enquanto várias outras estão baixando, saiba como configurar corretamente o seu cliente uTorrent.


Configurar uTorrent – aumentar velocidade sem derrubar a Internet


Ao baixar um torrent você também é responsável por envia-lo, sendo assim é uma rede onde praticamente todos os computadores enviam e recebem partes de arquivos, uns para os outros, por isso é importante fazer sua parte na configuração de seu cliente torrent.

Algumas pessoas não tomam os cuidados necessários para baixar estes arquivos e seguem tutoriais na Internet que prometem otimizar o uTorrent com valores absurdos, logo recomendam aplicar um valor muito alto para conexões, o que realmente pode ajudar a melhorar a velocidade do torrent, porem tornar a internet instável durante o download e por muitas vezes chega a causar sobrecarga na conexão que é rapidamente derrubada.

Como funciona

Quando você determina aceitar muitas conexões conforme indicam o valor de 450 de vários tutoriais da Internet, seu computador sofre uma sobrecarga de conexões pois muitos sistemas operacionais são limitados a um número de conexões.

Quando este número é ultrapassado, a rede não consegue gerenciar tantas conexões e então resulta numa queda de conexão ou inacessibilidade de diversos sites enquanto o download está sendo efetuado.

Configurando o uTorrent corretamente

Neste tutorial a configuração é feita com o cliente uTorrent, porem a lógica é a mesma para todos os outros clientes.

Para iniciar, você deve ter primeiro o uTorrent instalado em seu computador, em seguida vá até opções > preferências e otimize conforme nossas recomendações.

Caso não possua o cliente uTorrent, faça download no link abaixo.

Baixar uTorrent

Na tela inicial das preferências, não há muito o que se configurar, deixe da maneira que a imagem mostra para obter uma melhor praticidade com os torrents, evitando que o computador desligue durante o download e também evitando que o usuário abra torrents ainda incompletos.

Configurando uTorrent

Modificando um pouco a Interface, é possível ter mais agilidade ao verificar os torrents, porem essa opção não tem nenhum efeito em relação a velocidade em que os torrents são baixados.

Configurando o uTorrent parte 2

Esta parte é de extrema importância para o funcionamento do programa, lembre-se de que se você estiver com a porta utilizada ocupada, clique em Porta Aleatória, libere a porta no Firewall do Windows ou em outro programa que utilizar e lembre-se sempre de habilitar o mapeamento UPnP. Se utilizar Proxy deverá configurar isso manualmente.

Configurando o uTorrent parte 3

Nesta página serão resolvido quase todos os problemas de conexão, porem existem algumas variáveis antes de se aplicar. Em Taxa Máxima de Upload, nunca deixe valores baixos, pois lembre-se que o sistema P2P funciona graças ao compartilhamento, então para receber você deve enviar.

Em número de conexões está a primeira parte do segredo para evitar que a conexão seja derrubada, porem mantendo a velocidade máxima nos torrents.

Configurando o uTorrent parte 5

O protocolo de saída é um recurso muito importante para quem possuí planos de Internet que limitam a velocidade conforme o uso, pois ajuda a burlar esse sujo esquema de corrupção feita pelas operadoras de Internet.

Configurando o uTorrent parte 6

Limitar a fila para apenas 2 upload e 2 download ajuda a reduzir o tráfego de Internet e aumentar a velocidade, baixar um arquivo por vez é muito mais rápido do que baixar vários de uma vez, você também pode baixar 2 caso a velocidade de um torrent não esteja tão rápido. Você não é obrigado a ficar enviando o arquivo após ter acabado de baixar, apenas deixe a opção “Limitar taxa de upload para 0″ se você for um Seeder e deseja continuar ajudando outras pessoas baixarem.

Configurando o uTorrent parte 7

Não há nada a fazer nas categorias Agendador, Remoto, Reprodução, DNA e Dispositivos Emparelhados, isso fica a critério do usuário se deseja utilizar estes recursos, porem neste tutorial eles não tem importância (exceto o DNA, porem já vem ativo com o uTorrent).

Ajuste o valor de bt.connect_speed para 80 e depois procure por net.max_halfopen e também ajuste para 80.

Configurando o uTorrent parte 8

Configurando o uTorrent parte 9

Também é possível otimizar a interface do cliente uTorrent para limpar um pouco a “propaganda”, no menu opções, deixe como a imagem.

Configurando o uTorrent parte 10

Aproveite o máximo de seus torrents sem interferir em sua velocidade de navegação!


Renan Cavalieri
Postado por
Em agosto 11, 2014 as 10:08 am

Faça seu comentário

Comente sobre o artigo, sua opinião é muito importante para nós!

  • willian

    Ótimo, obrigado pela instrução!

  • Marcondes Vieira de Oliveira

    Obrigado, valeu as dicas. Ficou muito bom

  • Lorival

    Excelente, melhorou bastante a velocidade de download. Valeu.

  • Thiago Benites

    vlw pelas dicas

  • Davi Rodrigues

    Obrigado,valeu mesmo!!!

  • JaMes JuNior

    muito bom, aumentou muito aqui!

  • Anderson

    muito bom tuto

  • Fabio Silveira

    Está de parabéns man! O tuto funfou perfeitamente. Tive um ganho de 500 kbps nos downs. A última config que fiz estava bixada. Obrigado!

  • Luan Alves Daniel

    realmente melhorou bastante o download, obrigado pelas dicas cara, abraço

  • Rick Ri

    Puxa… Até que enfim um *excelente tutorial ATUALIZADO* para configurarmos o uTorrent corretamente. Parabéns e obrigado Renan.

    • renancavalieri

      Obrigado pelo elogio Rick Ri. :)

      • Joadson

        Não funcionou comigo e eu tenho certeza que configurei conforme o tutorial!!! :/

        • http://www.tecdicas.com/ Renan Cavalieri

          Olá Joadson, em alguns casos você precisa avaliar a quantidade de usuários que estão enviando o arquivo, trata-se dos “seeders”, em tradução livre, semeadores. No caso alguns torrents podem apresentar velocidade baixa pois estes estão com poucos semeadores.

          A solução é procurar torrents alternativos.