Montar unidades MTP Android ou Windows Phone no Debian usando o go-mtpfs e o go-mtpfs-manager.

Como conectar o Android ou Windows Phone no Debian 8 (MTP usando go-mtpfs)


Sabemos que o Linux tem suas vantagens e desvantagens, uma das possíveis desvantagens que você pode ter é a complicação para configurar uma simples conexão MTP, que no Windows, basta instalar os drivers do dispositivo, já no Linux, pode será necessário a instalação de pacotes extras e até mesmo scripts para estabelecer a conexão.

Uma solução prática para usar seu smartphone Android ou Windows Phone no Linux, quando o mesmo não é reconhecido nativamente, é a utilização do go-mtpfs, sua instalação e utilização não é tão fácil e prática assim para usuários convencionais (ou que desejam mais praticidade para montar o MTP), por isso fizemos um script para automatizar a tarefa, chamado de go-mtpfs-manager.

Pós:

  • Fácil e rápido de utilizar
  • Instalação automática
  • Funciona com todos os dispositivos MTP
  • Utiliza o go-mtpfs
  • Suporta Windows Phone e Android

Contras:

  • Suporta somente 1 dispositivo MTP por vez
  • Testado apenas com o Debian 8 (Jessie)
  • Instalação requer uma conexão com a internet (GitHub e Tec Dicas)
  • Pode não funcionar com o dispositivo bloqueado ou com a tela desligada (bug do MTP)

Instalação

Para instalar o go-mtpfs e os script de montagem, abra o terminal e execute os seguintes comandos:

Utilização

Agora para montar seu dispositivo, basta abrir uma nova instância do terminal e executar o comando

O script irá pedir para você conectar seu dispositivo, logo em seguida irá montar sua unidade MTP com permissão de leitura e escrita em /media/mtp/device, que pode ser acessado pelo seu gerenciador de arquivos padrão. Lembrando que a unidade deve ser desmontada após o uso, basta pressionar [Enter] no script para desmontar a unidade. Caso feche o script sem desmontar, poderá desmontar posteriormente executando “ fusemount -u /media/mtp/device

Após a instalação, o go-mtpfs estará instalado, você não precisa necessariamente rodar o script mount-mtp, apesar de seu principal objetivo ser facilitar a montagem, trata-se apenas da automatização dos comandos padrões do go-mtpfs.

Portando se você for um usuário experiente, poderá montar unidades manualmente com “ go-mtpfs /home/$USER/seu_mtp” e desmontar com “ fusemount -u /home/$USER/seu_mtp

Atalhos para montar o MTP

Você pode executar a montagem de qualquer lugar, apenas com o comando mount-mtp, porém também é possível criar um atalho para montar o MTP criando um arquivo ‘MontarMTP.desktop’ em sua área de trabalho. Com um editor de texto como o nano, execute:

nano /home/$USER/Desktop/MontarMTP.desktop

Lembrando que o local pode variar de acordo com a instalação de seu sistema, portanto no local de Desktop, coloque a pasta referente à sua área de trabalho.

E cole o conteúdo abaixo

Pressione Ctrl+X para salvar, agora basta executar o atalho quando precisar.

Desinstalação

Você também pode remover todas as alterações realizadas pelo script executando o go-mtpfs-manager.sh com o parâmetro remove, para isso, desmonte qualquer unidade com unmount-mtp ou pressionando [Enter] no script após realizar a montagem

Isso irá remover definitivamente todos os binários do go-mtpfs e nossos scripts de montagem, assim como o comando mount-mtp

Licença e código fonte

O script é código fonte aberto, você pode modificar, redistribuir, traduzir e realizar as alterações que quiser, porém deve manter o autor original, o autor do go-mtpfs e inserir sua revisão nos nos créditos. Você também pode publicar em seu website com o link de nosso script, pois assim quando o mesmo for atualizado, você não precisará refazer o upload em seu site.

Você não pode, de forma alguma, usar este script para danificar instalações do sistema ou realizar alterações sem inserir seu nome na revisão do arquivo, pois a partir do momento que o script foi modificado por terceiros, o Tec Dicas, e seu autor não se responsabilizam por eventuais danos causados.

Tal como a utilização do script deve ser executado por sua conta e risco, e é oferecido *da forma que está*, sem garantia de que irá funcionar em todos os sistemas ou de que não irá causar problemas de incompatibilidade.

Os binários de código fonte do FUSE e go-mtpfs não pertencem ao Tec Dicas, seus méritos são respectivamente de Miklos Szeredi [mszeredi [AT] inf.hu] e Han-Wen Nienhuys [hanwen [AT] xs4all.nl], o script go-mtpfs-manager é de autoria de Renan Cavalieri [renan [AT] tecdicas.com].

Para baixar o código fonte, clique no link abaixo.

Changelog

21/09/2015 – Versão inicial – 1.0

  • Criado script de instalação e remoção do go-mtpfs e montagem mtp usando o mount-mtp

Feedback

Você pode enviar suas dúvidas, críticas ou sugestões para [renan [AT] tecdicas.com]


Renan Cavalieri
Postado por
Em setembro 29, 2015 as 9:20 pm

Faça seu comentário

Comente sobre o artigo, sua opinião é muito importante para nós!