Saiba como solucionar problemas comuns que impedem o Windows de atualizar para o Windows 10

Como resolver problemas de atualização para o Windows 10


O Windows 10 mal chegou e com ele já vieram os seus clássicos bugs, durante a atualização pelo Windows Update ou pela ferramenta da Microsoft, o usuário pode encontrar diversos erros que impossibilitam o sistema de ser atualizado para a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft, o Windows 10.

Este tutorial funciona com o Windows 8.1 e Windows 7 SP1

Windows Update não encontra atualizações

A causa mais provável é que a atualização ainda não foi liberada para seu computador, porém não é necessário esperar, você pode forçar o início da atualização agora mesmo.

Primeiro você deve ter todos os updates do Windows até o momento, então se você não possuí, é extremamente recomendado instalar todas as atualizações importantes para o sistema antes de prosseguir.

Abra o prompt de comando como administrador, clicando no menu iniciar e selecionando “Prompt de Comando (Admin)” e digite o comando, porém não pressione enter.

wuauclt.exe /updatenow

Agora de volta ao Windows Update, pressione “Procurar Atualizações“, e então pressione enter no comando que havia digitado anteriormente.

O Windows 10 irá ser baixado.

Windows Update falhou ao instalar as atualizações

Este erro é um problema de integridade dos arquivos, significa que os arquivos de instalação do Windows foram corrompidos no download, seja um problema em sua conexão ou sobrecarga dos servidores da Microsoft, é necessário forçar o download dos arquivos corrompidos, digite o comando também como administrador.

del C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\* /F /S /Q

Ou vá até C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\ e remova todas as pastas.

Windows Update falhou após todos os procedimentos

Neste caso você deverá tentar utilizar a ferramenta alternativa da Microsoft que possibilita a criação de um pendrive de boot ou até mesmo a atualização pelo próprio aplicativo.

Faça o download de acordo com a sua versão e execute.

Download x86Download x64

O aplicativo não inicia

Se você recebeu alguma mensagem como “Não foi possível iniciar a instalação corretamente. Reinicie o computador e tente executar a instalação do Windows 10 novamente” significa que há um processo de atualização em execução, abra o gerenciador de tarefas e busque por ModernSetup.exe e finalize, finalize também o processo wuauclt.exe, e com o CCleaner ou algum outro programa de sua preferência, remova o Wuauclt.exe da inicialização do Windows.

Remova novamente todos os arquivos em C:\Windows\SoftwareDistribution\Download\ e agora remova as pastas $Windows.~BT e $Windows.~WS criadas em seu computador na unidade C:\

Caso não consiga remover todos os arquivos, apague o máximo que possível, reinicie o computador e inicie a ferramenta novamente.


Renan Cavalieri
Postado por
Em julho 30, 2015 as 2:18 pm

Faça seu comentário

Comente sobre o artigo, sua opinião é muito importante para nós!

  • lucas

    o aplicativo de instalação não inicia, e quando abri o gerenciador de tarefas nao encontrei o modernsetup.exe e nem o wuauclt.exe

  • bruno

    nao estou conseguindo, aparece a seguinte mensagem ”ocorreu um erro na inicializaçao da instalaçao. feche a ferramenta, reinicie o computador e tente executar a ferramenta novamente” ja fiz isso varias vezes mas o problema persiste, podem me ajudar?

  • Flavio

    Obrigado pela dica, não estava conseguindo instalar por causa do seguinte processo que estava aberto “Wuauclt.exe” .

    • Marcos

      Obrigado pela dica também,pois, eu só consegui baixar o windows por intermédio dessas dicas, pois só dava falha de atualização do windows 10