Tec Dicas

Como criar um DVD de instalação do Windows 7 x64 e x86 juntos

Postado por:
em 21 de julho de 2012



Todos os técnicos de informática sofrem com o vasto número de DVDs (ou pendrives) na hora de formatar um computador, porem é possível personalizar a instalação do Windows 7 e unificar os DVDs da versão 32-bit e 64-bit em uma única imagem que poderá ser gravada em um DVD para fazer a instalação de qualquer uma das plataformas!


Requisitos
Veja o vídeo abaixo orientando como fazer todo o processo, o restante da postagem também irá auxiliar o processo.


Após baixar o Kit de instalação automatizada para Windows 7, vá até o Disco Local C:\ e crie algumas pastas.
  • x86
  • x64
  • final
Crie as pastas com o mesmo nome utilizado acima, não use letras maiúsculas. Após criar as pastas, copie todo conteúdo do Windows 7 x86 para a pasta x86


Ao concluir a cópia de todos os arquivos, insira o DVD de instalação do Windows 7 x64, navegue até a pasta do DVD e localize o arquivo install.wim que está na pasta sources, dentro do DVD da versão x64. Copie somente o arquivo install.wim para a pasta x64 que você criou anteriormente.

Volte novamente na pasta do x86, navegue até sources e apague o arquivo ei.cfg. Agora tudo que tem a fazer é instalar o Kit de Instalação Automatizada para Windows 7. Após a conclusão, procure no menu iniciar por Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação, dê um clique direito sobre ele e execute como administrador.

Você verá um Prompt de Comando que é aparentemente comum, porem este tem um efeito especial sob a instalação do Windows, então ao chegar nele digite os seguintes comandos (um de cada vez)
  • imagex /export C:\x64\install.wim 1 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 HOMEBASIC (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 2 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 HOMEPREMIUM (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 3 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 PROFESSIONAL (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 4 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 ULTIMATE (x64)"

Agora você já possuí o seu Windows da maneira que deseja, tudo que tem a fazer é criar uma imagem ISO com o comando final (ainda no Prompt de Comando)
  • oscdimg.exe -lWin7 -m -u2 -bC:\x86\Boot\etfsboot.com C:\x86\ C:\final\Win7.iso
Sua imagem estará criada na pasta final, basta grava-la em uma imagem e usa-la normalmente, recomendamos testar em uma máquina virtual antes de sair gravando mídias.

Na hora da instalação, você verá uma tela como esta.



Postado por Renan Cavalieri em 21 de julho de 2012.

Tags - Tutoriais - Windows