Tec Dicas

Como criar um DVD de instalação do Windows 7 x64 e x86 juntos

Postado por:
em 21 de julho de 2012



Todos os técnicos de informática sofrem com o vasto número de DVDs (ou pendrives) na hora de formatar um computador, porem é possível personalizar a instalação do Windows 7 e unificar os DVDs da versão 32-bit e 64-bit em uma única imagem que poderá ser gravada em um DVD para fazer a instalação de qualquer uma das plataformas!


Requisitos
Veja o vídeo abaixo orientando como fazer todo o processo, o restante da postagem também irá auxiliar o processo.


Após baixar o Kit de instalação automatizada para Windows 7, vá até o Disco Local C:\ e crie algumas pastas.
  • x86
  • x64
  • final
Crie as pastas com o mesmo nome utilizado acima, não use letras maiúsculas. Após criar as pastas, copie todo conteúdo do Windows 7 x86 para a pasta x86


Ao concluir a cópia de todos os arquivos, insira o DVD de instalação do Windows 7 x64, navegue até a pasta do DVD e localize o arquivo install.wim que está na pasta sources, dentro do DVD da versão x64. Copie somente o arquivo install.wim para a pasta x64 que você criou anteriormente.

Volte novamente na pasta do x86, navegue até sources e apague o arquivo ei.cfg. Agora tudo que tem a fazer é instalar o Kit de Instalação Automatizada para Windows 7. Após a conclusão, procure no menu iniciar por Prompt de Comando das Ferramentas de Implantação, dê um clique direito sobre ele e execute como administrador.

Você verá um Prompt de Comando que é aparentemente comum, porem este tem um efeito especial sob a instalação do Windows, então ao chegar nele digite os seguintes comandos (um de cada vez)
  • imagex /export C:\x64\install.wim 1 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 HOMEBASIC (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 2 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 HOMEPREMIUM (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 3 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 PROFESSIONAL (x64)"
  • imagex /export C:\x64\install.wim 4 C:\x86\sources\install.wim "Windows 7 ULTIMATE (x64)"

Agora você já possuí o seu Windows da maneira que deseja, tudo que tem a fazer é criar uma imagem ISO com o comando final (ainda no Prompt de Comando)
  • oscdimg.exe -lWin7 -m -u2 -bC:\x86\Boot\etfsboot.com C:\x86\ C:\final\Win7.iso
Sua imagem estará criada na pasta final, basta grava-la em uma imagem e usa-la normalmente, recomendamos testar em uma máquina virtual antes de sair gravando mídias.

Na hora da instalação, você verá uma tela como esta.