Tec Dicas

Como atualizar BIOS da Placa Mãe ASUS

Postado por:
em 16 de junho de 2014

Aprenda como atualizar corretamente o BIOS de sua placa mãe Asus e obter melhor desempenho de seu PC




Atualizar o BIOS é algo muito importante caso você tenha uma placa mãe e processador de ultima geração, pois de tempos em tempos são liberadas atualizações que dão um ganho extremamente notável no desempenho e compatibilidade com diversos tipos de hardwares.

Muitos pensam que atualizar o BIOS é algo que não é necessário na manutenção do computador, porem o BIOS é responsável por configurar e administrar todo o hardware do computador e sem ele é impossível que a placa mãe trabalhe Portanto manter seu BIOS atualizado pode melhorar diversos recursos de seu computador.

Antes de atualizarmos o BIOS, é necessário tomar alguns cuidados básicos, sendo eles eles:

- Nunca baixe a atualização para o BIOS em outros sites, baixe somente no site oficial da ASUS de acordo com o modelo de sua placa mãe.
- Não atualize o BIOS em dias chuvosos ou com condições favoráveis a quedas de energia , se possível conecte o computador a uma fonte segura de energia, recomendamos um No-Break de confiança para o trabalho.
- Tenha em mãos um pendrive completamente limpo e sem nenhum arquivo dentro, este deverá conter somente o arquivo que possa fazer a atualização do novo BIOS.

Caso falte energia durante a atualização, o BIOS de sua placa mãe estará danificada, muitas vezes não há como recuperar BIOS corrompido, ou seja o componente poderá ser danificado permanentemente e a garantia da ASUS não cobre danos por erros técnicos, pois atualizando o BIOS você está modificando o produto e caso ocorra algum problema não será considerado como defeito.

Caso você esteja seguro de que nada irá dar errado e assumir o processo de atualização por sua conta e risco, siga em frente.


Atualizando o BIOS


Primeiro vá até o site oficial da ASUS e procure pelo modelo exato de sua placa mãe, após localizar, vá até a aba downloads, selecione o sistema operacional, você pode marcar a opção como "Other", ir até o menu BIOS e escolher a versão mais recente, após isso basta fazer download do arquivo BIOS.



Será baixado um arquivo em ZIP, apenas extraia e você irá obter um arquivo ROM com aproximadamente (ou exatamente) 2MB. Insíra um pendrive vazio (sem nenhum arquivo, caso o mesmo tenha algum arquivo faça backup e formate-o), copie o arquivo .ROM sem renomear ou alterar nada, remova o hardware com segurança. Desligue o computador, plugue o pendrive novamente e ligue seu computador.

Ao ligar seu computador, imediatamente tecle DEL (ou F2) para entrar no Setup, procure pelo item EZ Flash 2 BIOS ROM Utility, será carregado um programa de atualização da BIOS do sistema, agora basta buscar o arquivo ROM no pendrive e verificar a compatibilidade, isto será feito automaticamente, se tudo estiver pronto e seguro para atualização uma mensagem como esta será exibida.



Pressione YES para continuar com a atualização e então você poderá notar uma barra de progresso fazendo o trabalho logo abaixo da tela.



Qualquer problema durante este processo poderá resultar em danos sérios na placa mãe, então muito cuidado para não desligar o computador ou remover o pendrive!

Após a atualização, o computador irá reiniciar e você poderá ver que o BIOS foi atualizado com sucesso.

Em alguns casos vale apena reconfigurar a BIOS novamente.