Como Proteger meu blog de plágio.



Se você tem um blog, já deve ter visto algo que você escreveu, com muito trabalho, pesquisa e dedicação, em outro blog, que nem citou sua fonte, ou então coloca como se tivesse feito todo o trabalho, infelizmente essas situações são muito chatas, que despertam uma certa fúria no dono blog que teve seu conteúdo roubado, por isto, aprenda como proteger seu blog de plágio, patenteando gratuitamente, verificando quem o copiou e também como denunciar, resolvi fazer este post após estar sendo copiado e fazer um desabafo pessoal neste outro link.



Patenteando seu Blog

Ter a patente de algum conteúdo é ter todo o direito sobre ele na justiça, é com um documento, para patentear sua obra como restrita, onde ninguém pode copiar, é necessário uma quantia significativa de dinheiro, porem na Web existe um serviço chamado Creative Commons, onde é possível registrar seu blog/site gratuitamente, nas seguintes condições que você escolher.



Atribuição: O seu visitante tem o direito de copiar sua postagem, porem ele deve citar sua fonte, dentro da categoria atribuição, também se encaixa o item: Não permitir obras derivadas.



Não à obra derivadas: Isto é, a pessoa que lhe copiou, não pode modificar 1 palavra de seu texto, mesmo se tenha o endereço de seu blog em vários locais.



Uso não comercial: O nome já explica tudo, a pessoa que utilizar conteúdo do seu blog, não pode ter fins lucrativos com ele.



Compartilhamento pela mesma licença: Isto faz que somente quem possui a mesma licença que seu blog, pode copiar seu conteúdo.

Após fazer sua licença e inclui-lá em seu site, caso descubra alguem que violou estes termos, você tem total direito de processa-lo

Como obter a licença 
  1. Cadastre-se neste link, com seu nome real de preferência. 
  2. Após o cadastro, faça login, e vá até este link.
  3. Insira suas principais páginas, como a Home, e todas outras sub páginas, ou até mesmo as postagens principais de seu blog, as mais visitadas, pois elas tem mais chances de serem "roubadas" pelos visitantes. Após criar a lista clique em Atualizar lista de páginas vigiadas.
  4. Agora basta basta preencher o formulário neste link. Lembre-se de colocar em fazer atribuição do nome, o mesmo nome colocado quando criou sua conta.
  5. Agora basta copiar e colar o código oferecido em seu Blog/Site. Não importa a localização, porem quanto mais visível, melhor.
Parabéns, seu Blog esta protegido!

Como saber se seu blog foi copiado?
O processo mais simples de se descobrir se você foi copiado ou não, pode ser feito por vários sites, dentre eles o Copyscape, e até mesmo o Google.

No Copyscape, você coloca apenas o endereço principal de seu site, e ele já faz o resto para você, e no Google, basta colocar um trecho de alguma de suas principais postagens, que ele irá identificar todos os sites que lhe copiaram, em forma de uma busca.

Fui copiado, o que fazer?
Primeiro, você tem que ter a certeza que o conteúdo é totalmente seu, após isto, você deve entrar com um pedido de denúncia no Blogger, por favor, leia com atenção, denuncias não são brincadeiras de criança, pois se trata pura justiça, e se você não estiver dentro de seus direitos antes de fazer uma denúncia, o prejudicado pode ser você!

Links para denúncia (Utilize estes links e acordo com o site que lhe roubou, e não qual serviço de blog você usa)

Caso o blog não faça parte destes serviços, e seja uma hospedagem própria, envie um e-mail para o servidor, e no último caso, recorra a Creative Commons, pois lá, o conteúdo virtual se transforma em um processo! E você querido leitor, já foi plagiado algum dia?